O PSICÓLOGO É A MESMA COISA DE UM AMIGO?

Não. O psicólogo é um profissional da saúde mental. Às vezes, esse profissional é imaginado ou tratado como um tipo de amigo.  Talvez pelo vínculo estabelecido durante processo terapêutico. Mas o psicólogo é diferente do amigo, pois o seu convívio e intimidade (profissional) se restringe ao momento de atendimento. A relação terapêutica impõe limites, que são necessários e importantes ao processo de ajuda. O psicólogo tem o intuito de fazer com que o cliente assuma suas responsabilidades, que abandone o lugar de vítima, ainda, que reconheça as dificuldades inerentes ao processo. A empatia, a escuta atenta, junto com a ausência de julgamentos de valores, faz com o que paciente seja convidado a sentir-se seguro, todavia para se conhecer melhor.

QUEM VAI AO PSICÓLOGO É MALUCO?

Não. As pessoas podem solicitar ajuda de um Psicólogo por ene motivos. Solicitar um profissional capacitado para ajudá-lo numa questão que considera difícil na vida pode ser considerado um sinal de coragem e sabedoria. Componentes importantes na vida de qualquer pessoa.

QUANDO SOLICITAR UM PSICÓLOGO?

Quando se apresentam dificuldades em estabelecer relações interpessoais satisfatórias; ou seja, quando não conseguimos lidar com o outro o qual consideramos como “pessoa difícil” de lidar.

Quando se tem dificuldade de externar emoções e sentimentos (Embotamento afetivo).

Quando a pessoa tem pensamentos catastróficos, ou seja, pensa que algo muito ruim vai acontecer sem ter um motivo real, desse modo, não consegue desfrutar das oportunidades de surgem na vida.

Quando a pessoa está sofrendo com ansiedade; angústia; choro excessivo e tristeza contínua; isolamento e qualquer outro comportamento que não apresente uma justificativa.

Quando estão insatisfeitas consigo mesmas e ou que estejam frequentemente questionando a dinâmica e viabilidade de seus relacionamentos amorosos.

Quando a pessoa não consegue dizer Não; Quando estão sempre colocando a opinião alheia em primeiro plano; Ou sempre deixando de lado suas vontades e preferências.

Quando há uma supervalorização ou exagero emocional com questões pequenas; quando se faz tempestade em copo d’água.

Quando há severidade no julgamento da sua própria pessoa ou com as pessoas que se relaciona.

Quando se tem medos irracionais, culpa; autoestima rebaixada; libido ou desejo sexual comprometido; irritabilidade; indecisão diante de escolhas.

Quando julga que ninguém o compreende e ainda se vê invadido por um sentimento de menos valia.

Quando não se considera capaz de tomar uma decisão importante em sua vida,

Quando se perde o interesse por tudo, quando há negativismo generalizado diante da vida.

Quando há transtornos que trazem prejuízos na vida.

Quando a pessoa desejar se conhecer melhor e alcançar maior maturidade emocional.

Quando o cliente anseia melhorar a qualidade de vida.

VOU SER ATENDIDO POR PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO ONLINE?

Sim. O atendimento online será realizado sempre por profissional devidamente inscrito no CRP (Conselho Regional de Psicologia 06/118370), em dia com suas obrigações perante os órgãos fiscalizadores da Psicologia no país.

POSSO PAGAR O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE COM CARTÃO DE CRÉDITO?

Sim. É possível realizar o pagamento pelo atendimento psicológico online pelo PagSeguro. Com isso, você terá a garantia de fazer seu pagamento num ambiente seguro e confiável.

COMO SABEREI O HORÁRIO DO MEU ATENDIMENTO?

Todos os horários serão previamente combinados pelo contato que consta no site (contato@valbertogama.psc.br).

QUANTO TEMPO DURA O ATENDIMENTO?

A duração da sessão será de 50 minutos para atendimento via Skype. Se o cliente preferir o atendimento por e-mail, ele terá direito a duas respostas do psicólogo, ou seja, o profissional enviará duas mensagens de resposta às solicitações do seu cliente.

EM QUANTO TEMPO SEREI RESPONDIDO?

No menor prazo possível.

DE QUE FORMA SEREI ATENDIDO?

Via Skype, Hangouts ou E-mail.

QUANTAS SESSÕES SERÃO NECESSÁRIAS?

Difícil precisar um número exato, porém, nessa modalidade de orientação psicológica online, não será permitido exceder ao número de 20 encontros virtuais.

COMO EFETUAR O PAGAMENTO DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON LINE?

Disponibilizamos o sistema do PagSeguro; site da UOL que reúne todas as garantias de inviolabilidade de dados bancários, portanto, qualquer outra forma de pagamento poderá ser combinada posteriormente com o Psicólogo.

QUALQUER PESSOA PODERÁ SER ATENDIDA ONLINE?

Não. Está vedado o atendimento a menores, ainda que, com a autorização dos pais. Após o preenchimento do cadastro e envio da anamnese, no site, o psicólogo irá avaliar e verificar se a demanda do paciente relatada pode ser contemplada com a modalidade de orientação online. Portanto, quando for percebido que não é possível atender satisfatoriamente a demanda, por exemplo, será sugerido que o paciente procure um atendimento presencial.

QUAL A ABORDAGEM TEÓRICA UTILIZADA NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE?

Psicodinâmica Breve ou Terapia Cognitivo Comportamental – TCC.

O QUE FUNDAMENTA O TRABALHO DO PSICÓLOGO?

O  trabalho do psicólogo é embasado pela ciência e orientado pelo código de ética profissional do psicólogo. Dentro das abordagens teóricas da psicologia, ele utiliza os instrumentos, ferramentas e técnicas psicológicas que poderão ajudar o cliente que o solicita. Desse modo, o psicólogo, utiliza de todos os recursos da profissão e, inclusive, a si mesmo, para desenvolver um relacionamento terapêutico autentico, a fim de beneficiar o paciente.

QUAIS SERVIÇOS PSICOLÓGICOS SÃO OFERECIDOS NESTA MODALIDADE ONLINE?

Art. 1o . São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

QUAIS AS VANTAGENS DESSA MODALIDADE?

Qualidade de atendimento profissional.

Poder ser atendido no conforto do lar.

Atendimento com horário agendado.

Menor custo de investimento.

Ideal para quem está em lugares sem acesso presencial ao serviço psicológico.