O atendimento psicológico online ou a orientação psicológica online é realizada por um psicólogo qualificado e registrado no Conselho Regional de Psicologia. Uma ferramenta inovadora que coloca a disposição de todos um profissional de psicologia onde e quando você desejar. Reconhecida e aceita pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia, de acordo com a Resolução CFP nº 11/2018, e regida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.
A Nova Resolução CFP nº 11/2018:
1) Consulta e/ou atendimentos psicológicos” através de um conjunto sistemático de procedimentos e da utilização de métodos e técnicas psicológicas na prestação de serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos individuais e grupais;
2) Número de sessões ilimitados e sem restrição quanto ao Atendimento Psicoterapêutico;
3) Processos de Seleção de Pessoal;
4) Utilização de instrumentos psicológicos devidamente regulamentados por resolução pertinente. Os testes psicológicos devem ter parecer favorável do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (Satepsi), com padronização e normatização específica para tal finalidade;
5) Supervisão técnica dos serviços psicológicos nos mais diversos contextos de atuação;
6) Cadastro individual junto ao Conselho Regional de Psicologia com sua autorização;
7) Atendimento de crianças e adolescentes somente ocorrerá na forma da Resolução com o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte da psicóloga e do psicólogo para a realização desse tipo de serviço;
8) O atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência e dos grupos em situação de emergência e desastres pelos meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução é considerado inadequado, devendo a prestação desses tipos de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial;
9) Está vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência pelos meios de tecnologia e informação previstos nesta Resolução, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial;
10) A prestação de serviços psicológicos, por meio de tecnologias de informação e comunicação, deverá respeitar as especificidades e adequação dos métodos e instrumentos utilizados em relação às pessoas com deficiência na forma da legislação vigente.
O atendimento online, em seus preceitos éticos do sigilo e privacidade são os mesmos do atendimento presencial. Para utilizar esta ferramenta o interessado precisa possuir acesso a internet, um smartphone ou um computador com fone e webcam.